Página Inicial > Notícias > Presidente...Pontevedra

Presidente da Câmara na inauguração da exposição “Camiños – o Camiño, um Arte e vinho” em Pontevedra

16 Dezembro 2016


O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na inauguração da exposição “"Camiños-O Camiño, um Arte e vinho", na sede do Turismo de Pontevedra, na Galiza. A mostra, que segue em Janeiro para Viana do Castelo, integra o trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito dos Caminhos de Santiago.

A mostra, que incluiu a presença de artistas e ainda de oito adegas, quatro delas portuguesas, sendo uma de Viana do Castelo (Casa da Reina), está inserida na colaboração sobre o Caminho Português da Costa com vista a estreitar laços e definir algumas linhas de atuação comuns com os Caminhos de Santiago.

De lembrar que o Caminho Português a Santiago é o segundo percurso mais percorrido, a seguir a Francês, e tem registado um crescimento consolidado com crescente interesse nacional e internacional. No concelho de Viana do Castelo, estão alguns dos mais importantes marcos deste caminho, designadamente, na Igreja de Santiago de Castelo do Neiva, onde foram encontrados, em 1931, aquando de obras na igreja paroquial, dois importantes documentos arqueológicos: uma ara votiva de período romano, dedicada às divindades dos caminhos e a inscrição de consagração da Igreja a Santiago datada do ano 862, sendo a consagração mais antiga ao apóstolo feita fora do território espanhol.

Por isso, e se dúvidas houvesse que um caminho para Santiago tão próximo do litoral existia, essas vinham por terra a partir do momento em que assumimos que o mais antigo testemunho de devoção ao Santo, que se encontra em território português está na Igreja Paroquial de Castelo de Neiva já que Sagração da Igreja de Santiago data de 862.

Também o Hospital Velho, na Praça da Erva, é um local emblemático já que o apoio aos viajantes era realizado através de uma rede assistencial que assentava no funcionamento de estalagens e hospitais. Estas estruturas permitiam o necessário repouso e restabelecimento das forças, bem como a alimentação necessária para percorrer a jornada seguinte.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo