Página Inicial > Notícias > Presidente...Barroselas

Presidente da Câmara na abertura do ano letivo na Escola Básica 2.3 e Secundária de Barroselas

20 Setembro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou ontem presença na abertura do ano letivo, que aconteceu na Escola Básica 2.3 e Secundária de Barroselas, equipamento que está a iniciar obras de requalificação. O autarca José Maria Costa deu as boas vindas aos professores, à comunidade educativa, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para o arranque de mais um ano letivo, nomeadamente as Associações de Pais.


No discurso, o Presidente da Câmara deu ainda nota dos apoios da autarquia, que vai investir, no atual ano escolar, 2 milhões de euros em apoios sociais aos alunos do concelho, na promoção do sucesso escolar e em projetos educativos. No que toca aos auxílios sociais para os alunos do 1º Ciclo e Jardins-de-infância, o investimento será de 270 mil euros, abrangendo cerca de 1.300 crianças. Para as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), que vão abranger 630 alunos, serão investidos 206 mil euros.


Já para a continuação do projeto “School4All” a verba destinada são 300 mil euros. Recorde-se que, no passado ano letivo, o município de Viana do Castelo combateu o insucesso escolar junto de 8.125 alunos, apostando na música, nas ciências e no apoio social.


Os projetos educativos em curso, no presente ano, vão chegar a 3.000 alunos, num investimento de 300 mil euros, envolvendo projetos variados, como Náutica nas Escolas, Rede Municipal de Ciência, Atletismo nas Escolas, patinagem e natação. Para assegurar os transportes escolares durante o ano letivo 2018/2019, a autarquia vai realizar um investimento de 800 mil euros.


A abertura do ano escolar incluiu um momento de comunicação sobre as “Linhas estruturantes da autonomia e flexibilidade curricular”, pela professora Antonieta Ferreira. Foi também apresentado o projeto de requalificação e modernização da Escola Básica 2.3 e Secundária de Barroselas, numa obra que representa um investimento de 1,960 milhões de euros e que conta com prazo de execução de 15 meses.


A escola de Barroselas conta com capacidade de 494 alunos e, nestas obras de modernização, serão requalificadas 29 salas de aula. Este investimento é cofinanciado pelo programa Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que irá contribuir com um valor de cerca de 800 mil euros, enquanto a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá suportar o resto do custo da obra.


Trata-se de uma intervenção de requalificação para adequar a escola às atuais necessidades do ensino e aprendizagem, melhorar o conforto para os seus utilizadores e as condições ambientais e de saúde.


Viana do Castelo, 20 de setembro de 2018


Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo