Página Inicial > Notícias > Presidente...Atlântico

Presidente da Câmara na 3.ª Conferência do Espaço Atlântico

28 Setembro 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e das Cidades do Arco Atlântico, José Maria Costa, participou na terceira conferência do Espaço Atlântico, que se realizou em Dublin, para juntar potenciais parceiros para a promoção de projetos, discutir boas práticas e experiências e ainda dar a conhecer oportunidades de financiamento na área atlântica da União Europeia.

De lembrar que Viana do Castelo aderiu à Conferência das Cidades do Arco Atlântico, instituição que representa atualmente mais de cem entidades locais e sete milhões de habitantes da faixa atlântica europeia, em Abril de 2014. É uma rede que trabalha com diferentes instituições com o objetivo de promover o papel das cidades na Europa e para destacar a especificidade do Arco Atlântico. Constituindo uma rede de cooperação territorial, visa promover a vocação marítima da costa atlântica europeia, o modelo urbano europeu, o ordenamento equilibrado e a abertura internacional e cooperação entre cidades, sendo que Viana do Castelo foi eleita para a presidência do Arco Atlântico em 2016.

No encontro, que tinha como tema a promoção do empreendedorismo e a inovação na área atlântica e que teve apoio da equipa que está a preparar o Plano de Ação para o Atlântico, um dos responsáveis pela CCDR-N, Nuno Almeida, apresentou projetos inovadores no domínio do mar, referenciando o projeto do Centro de Mar de Viana do Castelo como projeto âncora na Agenda do Mar daquela entidade.

José Maria Costa participou também em dois workshops integrados no Encontro, tendo no final da sessão apresentado, juntamente com o representante da Irlanda no Comité das Regiões, o Prémio Cidade do Atlântico 2016. Este prémio resulta de candidaturas do espaço atlântico, sendo que o júri internacional classificou a cidade de Las Palmas como a Cidade Atlântica 2016 pelo trabalho que está a ser desenvolvido em torno dos temas marítimos.

Na qualidade de presidente do Arco Atlântico, o autarca teve oportunidade de identificar a necessidade da Comissão Europeia de promover mais, nas suas políticas centrais, o tema das cidades atlânticas, bem como da inclusão em diversos programas operacionais de mais incentivos e apoios a atividades como a construção e reparação naval, a pesca, o turismo costeiro e desportos náuticos, os portos e as atividades portuárias e o combate à erosão costeira.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo