Página Inicial > Notícias > Presidente...Praia Norte

Presidente da Câmara Municipal reuniu com concessionários da Praia Norte

19 Fevereiro 2015

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, reuniu ontem com os dois concessionários dos bares da Praia Norte, local onde irão decorrer obras no âmbito da “Empreitada de defesa costeira e proteção de proteção de Pessoas e Bens da Frente Marítima” e de “Requalificação da Frente Marítima”.

Os dois concessionários, os maiores lesados em todo o processo, dizem estar satisfeitos com a empreitada uma vez que esta impede a erosão. Isto porque, segundo os proprietários, que se juntaram ao autarca numa conferência de imprensa, há mais de duas décadas que vivem “no fio da navalha”, temendo diariamente pela segurança de pessoas e bens. Por isso, e apesar dos inconvenientes da obra, estão totalmente de acordo com o projeto.

Os empresários apontam as questões de segurança, o medo que sofrem em altura de marés vivas e temporal, o tempo que são obrigados a parar pelos danos provocados pelo mar e mesmo situações em que foram obrigados a evacuar os cafés para salvaguardar a integridade física dos clientes com razões mais do que suficientes para justificar a intervenção. Entretanto, enquanto decorre a empreitada, vão ficar temporariamente alojados mais a norte, num esforço que estão dispostos a fazer pois, com o evoluir do projeto, a Praia Norte ficará renovada e com excelentes condições de trabalho.

Segundo revelou José Maria Costa, o processo foi pensado e devidamente discutido, ao contrário do que aconteceu com outros projetos realizados no passado. O autarca vianense acrescentou que a praia terá uma área de fruição pública de qualidade quatro vezes superior à atual, com mais segurança, com duas rampas de acesso para deficientes, melhores equipamento para todas as idades, áreas verdes e de lazer, uma melhor defesa da praia da agressão do mar e com mais estacionamento, já que o espaço de aparcamento passa dos atuais 204 lugares, para 284, incluindo ainda estacionamento para autocarros.

De referir que a empreitada, a cargo da Polis Litoral Norte pretende assegurar a manutenção equilibrada desta faixa da orla costeira particularmente ameaçada pelo efeito do mar e pela ocorrência de ocupação densificada. Na primeira fase, considerada de emergência, estão previstas obras de consolidação de infraestruturas de proteção da erosão costeira, redes de infraestruturas necessárias e o reordenamento do estacionamento. Na segunda fase, está prevista a execução de praças temáticas, instalação de mobiliário urbano e equipamento de recolha de lixo, árvores e vegetação, sinalização e iluminação pública e remates de infraestruturas.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo