O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, esteve em Lisboa para uma reunião com o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino. No final, o autarca elogiou a postura do governante e referiu ter insistido na necessidade de viabilização dos ENVC, enquanto empresa fundamental para o tecido empresarial de Viana do Castelo.
O autarca, que havia pedido a reunião depois das notícias vindas a público sobre o plano de reestruturação da empresa que implica a dispensa de 380 dos seus 720 trabalhadores, voltou a insistir na necessidade de ser encontrada uma solução para os ENVC já que em causa está uma preocupação económica e social.
José Maria Costa apresentou algumas alternativas para as quais obteve a melhor das atenções, nomadamente a criação de um plano de apoio à construção naval para um sector que considera ser estratégico para um país que tem a maior zona económica exclusiva da União Europeia.
Confiante na viabilização da empresa, o autarca rematou: É imperioso viabilizar os ENVC, empresa que tem uma importância económica e social na cidade e na região, uma empresa que foi e continua a ser uma grande escola de formação profissional e que a Câmara Municipal acredita poder continuar a desempenhar um papel relevante e estratégico para a economia nacional.
Viana do Castelo, 28 de Julho de 2011
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo