Página Inicial > Notícias > Presidente...Rodrigues

Presidente da Câmara Municipal delega presidência da Comissão de Honra da Romaria d’Agonia 2022 em Tiago Brandão Rodrigues

20 Maio 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo delegou no ex-ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a presidência da Comissão de Honra da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia de 2022.


A presidência da comissão de honra da Romaria da Agonia é uma função que, por inerência, cabe ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, mas que há mais de duas décadas é delegada em figuras “que contribuem para a promoção do concelho e das festas”, como aconteceu com a fadista Amália Rodrigues, o antigo embaixador Francisco Seixas da Costa, a artista plástica Joana Vasconcelos, entre outros.


Este ano, o Presidente da Câmara Municipal decidiu delegar em Tiago Brandão Rodrigues, ex-ministro e atual deputado, pelo relevante trabalho que desempenhou enquanto governante e que permitiu a Viana do Castelo receber diversos eventos, como por exemplo o Campeonato Nacional de Desporto Escolar a decorrer neste momento ou a apresentação pública em Viana do Castelo do Programa Europeu Erasmus+, por altura da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.


Foi também graças ao seu apoio que Viana do Castelo recebeu grandes investimentos na requalificação do parque escolar, destacando-se a reabilitação das escolas Frei Bartolomeu dos Mártires, Barroselas e Monte da Ola. O impulso dos equipamentos desportivos e a divulgação de Viana do Castelo no mapa nacional e europeu foram igualmente apanágio do seu trabalho dos últimos anos.

Tiago Brandão Rodrigues nasceu em Braga, em 1977, tendo crescido em Paredes de Coura. Em 2000, concluiu a licenciatura em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Nos anos seguintes, realizou investigação científica na Universidade de Dallas e no Instituto de Investigações Biomédicas do Conselho Superior de Investigações Científicas, em Madrid, trabalho que conduziu ao seu Doutoramento em Bioquímica, especialidade de Biofísica Molecular, pela Universidade de Coimbra. Durante este período, dedicou-se ao estudo do metabolismo cerebral em doenças neurodegenerativas, tendo a sua tese sido galardoada com o Prémio António Xavier, em 2008.


A partir de 2010, foi investigador na área da oncologia no Cancer Research UK da Universidade de Cambridge, estando igualmente associado ao Corpus Christi College. Foi financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Marie Curie, e pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO).


Sendo membro de várias sociedades científicas internacionais, publicou dezenas de artigos em livros da especialidade e em importantes revistas científicas internacionais.


Fez parte da Chefia de Missão da comitiva portuguesa aos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, enquanto Adido Olímpico. Foi eleito deputado à Assembleia da República nas XIII e XIV Legislaturas pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. Foi Ministro da Educação, com a tutela da Juventude e do Desporto, do XXI Governo Constitucional.

A Romaria d’Agonia acontece, este ano, de 17 a 21 de agosto. A Vianafestas já anunciou que a próxima edição da rainha das romarias retoma toda a sua programação. A história da festa junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.


Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje são repetidas anualmente na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal.