Página Inicial > Notícias > Presidente...Internacional

Presidente da Câmara Municipal defende identidade própria da marca Viana Fica no Coração em Seminário Internacional

08 Março 2018

A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebeu ontem o seminário internacional sobre “A marca e o desenvolvimento e afirmação dos territórios”. No seu discurso sobre a marca territorial de Viana do Castelo, José Maria Costa defendeu que esta é “forte” e “identitária” e que distingue e afirma Viana do Castelo como território único.

José Maria Costa, que abriu o seminário que juntou diversos especialistas, lembrou o processo de criação da marca “Viana Fica no Coração”, que foi aceite e assumido pela comunidade vianense como seu. O autarca quer que o concelho seja um território com “qualificação dos seus recursos, mas acima de tudo pela qualidade dos serviços que presta aos cidadãos” e atrativa para moradores, turistas e investidores.

No seminário participaram oradores como Victoria de Elizagarate, investigadora e autora de várias obras sobre marketing e as cidades, António Azevedo, doutor em ciências empresariais e foram apresentados os casos práticos de várias cidades. Vítor Tito, Pedro Fonseca e Humberto Cerqueira apresentaram os casos de Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira e das Fisgas de Ermelo (Mondim de Basto), respetivamente, e revelaram detalhes sobre a criação das respetivas marcas territoriais.

A iniciativa pretendeu explicitar a importância da marca para uma cidade, município ou organização; refletir sobre a importância do marketing e da comunicação na estratégia de desenvolvimento de uma marca territorial; analisar exemplos de sucesso de marcas; e salientar a importância da marca como elemento de atração de turistas, visitantes, criação de emprego e fixação de pessoas nos territórios.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo