Página Inicial > Notícias > Presidente...Sapadores

Presidente da Câmara medalha de “Bons Serviços e Dedicação” ao Chefe João Carvalho dos Bombeiros Sapadores

01 Julho 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo atribuiu, ontem, a medalha de “Bons Serviços e Dedicação” ao Chefe João Dias de Carvalho, dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, “pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal desde 1 de agosto de 1982”.


João Dias de Carvalho, de 60 anos de idade, natural do Pombal, está em Viana do Castelo desde 1972. Esteve no quartel dos Bombeiros Sapadores quase quatro décadas e, antes, tinha cumprido serviço militar e trabalhado no combate aos incêndios florestais. Era atualmente Chefe dos Bombeiros Sapadores e responsável pelas formações no quartel.


O autarca, José Maria Costa, referiu que esta era uma cerimónia “com muito significado” visto que o Chefe João Carvalho “foi sempre uma pessoa exemplar”. O edil referiu que o bombeiro foi “exemplar na forma como tratava os colegas, exemplar a nível institucional e nas formações que prestava”. Por isso, esta medalha simboliza “a gratidão, em nome do Município, por tudo o que fez pela comunidade vianense”. “Foi uma vida de dedicação, de serviço público, de amor ao próximo e à profissão”, vaticinou o autarca.


O homenageado frisou que sempre tentou respeitar “o compromisso” que assumiu quando entrou na corporação de sapadores, realçando ter sido “um privilégio” ter podido servir durante quatro décadas a comunidade.


Também o Comandante dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, António Cruz, destacou a dedicação do chefe, admitindo que “sei que ele não se vai desligar do quartel e que, apesar de sair em termos profissionais, vai deixar sempre o telemóvel ligado”.


O primeiro Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Viana do Castelo, Marco Domingues, revelou ter sido “uma honra ter privado, nos últimos três anos, com o Chefe Carvalho”, que é uma figura “conhecida por todos” os bombeiros.


Já o Comandante Interino dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Paulo Rodrigues, garantiu que João Dias de Carvalho “será sempre um exemplo, pela postura, brio e profissionalismo que sempre nos ensinou”.