Página Inicial > Notícias > Presidente...da Meadela

Presidente da Câmara entregou carrinhas novas ao Grupo Desportivo Castelense e Grupo Desportivo da Meadela

18 Novembro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo participou nas cerimónias de bênção das novas carrinhas de dois grupos desportivos do concelho. Com o objetivo de apoiar a formação e a prática desportiva e competitiva, a autarquia apoiou a aquisição de viaturas de nove lugares para o Grupo Desportivo Castelense e Clube Desportivo da Meadela. Nas cerimónias participaram também o Vereador do Desporto, Vítor Lemos, e o Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, bem como as direções dos respetivos clubes.


No mês em que o Grupo Desportivo Castelense assinala os 44 anos de existência, a nova carrinha vem, assim, auxiliar a atividade regular desportiva e as ações de caráter competitivo. O G. D. Castelense foi fundado em 1975 e tem como sede o Campo Beira Mar, contando com uma academia de futebol e estando a reforçar a aposta no atletismo.


A Câmara Municipal apoiou igualmente, com 28.900 euros, a aquisição de uma carrinha de 9 lugares para o Grupo Desportivo da Meadela. Na cerimónia de entrega, o Presidente da Câmara, José Maria Costa, assegurou que o desenvolvimento da atividade desportiva com caráter regular implica, cada vez mais, a disponibilização de meios de transporte capazes de proporcionarem, por um lado, uma maior mobilização de praticantes e, por outro, uma capacidade de participação acrescida nos diversos quadros competitivos.


Neste sentido, o Município releva a forma sistemática e continuada da prática desportiva proporcionada pelas associações e clubes aos seus atletas e pelas Juntas e Uniões de Freguesia. Ao longo do ano, a autarquia apoia as associações e os clubes através de protocolos de apoio para a atividade regular desportiva e para ações de caráter competitivo.


No que toca à atividade desportiva regular, o executivo reconhece assim o papel de complementaridade que os clubes e associações desportivas desempenham, na educação e formação dos atletas, sendo importante a intervenção da autarquia no apoio aos clubes e associações para permitir o desenvolvimento da sua atividade regular, contribuindo também para a coesão social e para a qualidade de vida da população.


De acordo com o Plano de Atividades e Orçamento já aprovado em reunião de executivo da Câmara Municipal, em 2020 será instalado o Conselho Municipal do Desporto, consolidando a cooperação entre o Município e as associações e clubes desportivos, afirmando cada vez mais Viana do Castelo como um município amigo do desporto.