Página Inicial > Notícias > Presidente...desigualdades

Presidente da Câmara defende regionalização para atenuar desigualdades

15 Abril 2010

MVC_4226aO Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo defendeu ontem, durante um debate sob o tema “Sociedade Portuguesa” onde estiveram também presentes o jornalista Pedro Cruz e o presidente da AMI Fernando Nobre, o tema da regionalização, como forma de atenuar as desigualdades do pais e como forma de criar políticas mais concretas e próximas da realidade. No debate, o autarca deixou ainda claro que o dia-a-dia dos autarcas impõe planeamento estratégico.

 No encontro que teve como objectivo multiplicar pontos de vista sobre diferentes realidades, José Maria Costa apresentou a sua experiência como autarca nos últimos dezasseis anos, primeiro como Vereador e agora como Presidente da Câmara. Para o edil, os temas da administração do território; urbanismo e ordenamento do território; mobilidade, transportes e logística; planeamento estratégico, economia e competitividade; segurança pública e exclusão social; e cultura são temas fundamentais na actividade autarquia.

 Focando sobretudo a questão da administração do território, José Maria Costa lembrou o estado centralizado, as reformas administrativas até à reforma de Mouzinho da Silveira e sublinhou que “a implementação das regiões administrativas continua a ser um dossier em aberto face aos resultados inconclusivos do Referendo de 1998”. Para o autarca, este é “um grande constrangimento na definição das políticas públicas, na dispersão de recursos e na falta de concretização e objectividade de políticas locais, pelo que se mostrou grande defensor da regionalização”.

 Outro tema abordado foi o do planeamento estratégico, economia e competitividade, onde José Maria Costa defendeu, como “factores de competitividade”de Viana do Castelo, o ambiente e o património de qualidade, os contactos com outras cidades, a coesão social, a cooperação institucional e o acolhimento empresarial.

 Recorde-se que o debate foi organizado pelos alunos Sónia Pinheiro, Ivan Martins, Miguel de Sousa, Rute Penaforte e Paulo Penaforte e coordenado pelos professores Cláudia Girão e Manuel Simões da Escola Secundária de Monserrate, e pretendeu abordar as várias áreas de actuação da sociedade portuguesa como a justiça, a saúde, a política, entre outras.

Para tal, foram convidados nomes públicos da sociedade portuguesa para, com a sua experiência, contribuírem para a transmissão de medidas a implementar com o objectivo de solucionar problemas, apontar estratégias e dando orientação para a “Sociedade Portuguesa”. Fernando Nobre, presidente da AMI, Pedro Cruz, jornalista da SIC e José Maria Costa, foram os oradores da conferência “Sociedade Portuguesa”, moderada pela professora da Universidade do Minho, Cristina Parente.

 

Viana do Castelo, 15 de Abril de 2010

 

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo