Página Inicial > Notícias > Presidente...da economia

Presidente da Câmara defende política de transportes ferroviários ao serviço da economia

19 Abril 2013

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente do Eixo Atlântico, José Maria Costa, participou num debate sobre “O Norte e as ligações ferroviárias à Europa”. Organizada por uma revista da especialidade, a iniciativa reuniu no mesmo debate o vice-presidente da AIMinho, o presidente da Adfersit (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes) e o autarca de Viana do Castelo, que defendeu a importância da ferrovia para a economia nacional e a modernização da Linha do Minho entre Porto e Vigo.

Segundo José Maria Costa, a modernização da Linha do Minho entre Porto e Vigo serve uma área de seis milhões de habitantes, potencia as infraestruturas portuárias e aeroportuárias, as zonas e plataformas industriais e faz ainda a ligação entre as maiores cidades do Norte de Portugal e da Galiza. Por esse motivo, o autarca defendeu, no debate, a priorização do investimento estratégico de interesse nacional que pode servir ainda como fator de competitividade na atração e fixação de investimento em empresas estratégicas.

No debate, onde a nota dominante foi a importância das linhas de transportes de mercadorias, potenciando as infraestruturas portuárias e, ao mesmo tempo, conectando o importante sector logístico portuário ao interior da Península Ibérica e a Europa, o autarca de Viana do Castelo referiu a diferença colossal entre os orçamentos de investimento na modernização e na construção de novas vias ferroviárias em Portugal comparativamente com a vizinha Espanha.

O autarca socorreu-se igualmente de um estudo recentemente apresentado que revela que o défice da balança comercial entre Portugal e a Galiza melhorou 25 por cento em 2012 e relativamente a 2011. Ainda assim, existe um desequilíbrio na balança comercial favorável à Galiza de quase quinhentos milhões.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo