Página Inicial > Notícias > Presidente...seminário

Presidente da Câmara defende pesca artesanal de Viana do Castelo em seminário

22 Junho 2012

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, participou hoje num seminário organizado pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar da Póvoa de Varzim. Na sua intervenção no painel “Que impacto na economia local”, José Maria Costa defendeu a pesca artesanal de Monserrate, Darque e Castelo de Neiva e lembrou as dificuldades desta actividade.

“Lembro algumas preocupações como a falta de apoio aos barcos de pesca local tradicionais, onde a gasolina não é apoiada nos barcos com motor fora de borda enquanto nos barcos de motor de centro a gasóleo existe apoio para combustível”, sublinhou o autarca, pedindo o reforço do apoio de entidades portuárias e do IPTM nos apoios à pesca tradicional.

José Maria Costa falava na qualidade de presidente do Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte, criado ao abrigo do PROMAR – Programa Operacional da Pesca 2007-2013, Eixo Prioritário IV - “Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca” para, através de parcerias público-privadas locais, apoiar e desenvolver projectos que beneficiem as comunidades locais, tendo em vista sobretudo a valorização das comunidades piscatórias e o desenvolvimento sustentável da actividade e das zonas de pesca do Litoral Norte.

No debate, participaram também o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, o vice-presidente da Comissão Parlamentar da agricultura e Mar, Jorge Fão, e José Manuel Fernandes, eurodeputado, sendo o encerramento presidido pelo secretário de estado do Mar.

Viana do Castelo, 22 de Junho de 2012                      

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo