Página Inicial > Notícias > Presidente...do Castelo

Presidente da Câmara defende empreendedorismo em Viana do Castelo

10 Dezembro 2010

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, defendeu hoje a necessidade de criar novos empreendedores em Viana do Castelo e no Alto Minho, lembrando as diversas iniciativas levadas a cabo para apoiar novos investimentos em Viana do Castelo, nomeadamente com o FINICIA, que apoia até 500 mil euros novos projectos.

O autarca, que falava no seminário “Compromisso para o empreendedorismo no Alto Minho” organizado pelo IPVC e em que a Câmara Municipal é parceira, salientou que existe “um ambiente favorável” em Viana do Castelo para novos empreendedores, que se tem destacado não só na área económica, mas também nos sectores culturais e sociais.

José Maria Costa defendeu, no seu discurso da sessão de abertura, que é fundamental que haja educação para o empreendedorismo não só no ensino superior mas também que nos restantes níveis de ensino. Para apoiar empreendedores, a Câmara Municipal de Viana do Castelo criou recentemente um instrumento de financiamento de apoio a novas iniciativas - o FINICIA – e desafiou os bons projectos a participarem de forma “a criar emprego qualificado e boas iniciativas empresariais”.

O FINICIA destina-se a apoiar projectos de investimento desenvolvidos por micro e pequenas empresas do Concelho (já existentes e/ou a criar) e pretende promover o alargamento da base de acesso ao capital e ao crédito, proporcionando às empresas recursos essenciais ao desenvolvimento das suas actividades, através de condições de financiamento preferenciais. Deste modo, assume-se como uma peça fundamental para ajudar as empresas da região a criar mais emprego, orientando os investimentos das micro e pequenas empresas, alertando para as modificações decorrentes de imposições legais e regulamentos, procurando a melhoria dos produtos e/ou serviços prestados e a modernização das mesmas.

 

Viana do Castelo, 10 de Dezembro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo