Página Inicial > Notícias > Presidente...renováveis

Presidente da Câmara defende aposta nas energias renováveis

11 Julho 2012

ABELO38590_secretario_estado_energiaO Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, acompanhou o Secretário de Estado da Energia na visita efectuada hoje às fábricas da alemã Enercon, integradas no cluster eólico de Viana do Castelo. Na ocasião, José Maria Costa defendeu a aposta e a importância da aposta nas energias renováveis.          

No encontro, o responsável pelo empreendimento efectuou a apresentação da empresa em Portugal e foi dada relevância ao investimento efectuado na sequência do councurso internacional de produção de energia com base nas renováveis que, em Portugal, inclui um importante projecto industrial com cinco fábricas no Parque Empresarial de Lanheses e da Praia Norte, com a criação de mais de 1700 postos de trabalho e com a instalação de 48 parques eólicos no país.

O autarca referiu, na sua intervenção, que a estratégia municipal de acolhimento empresarial e de captação de investimento estrangeiro no concelho facilitou a entrada do projecto Enercon/Eneop, que constitui o maior cluster de energias renováveis do país e tem um importante impacto socio-económico no concelho e na região.

Segundo José Maria Costa, este empreendimento, para além de criação de emprego, activou um conjunto de empresas ligadas à logística e aos transportes e a fixação de novas empresas e de novas unidades industriais associadas à unidade alemã. O autarca defendeu ainda que, face ao bom desempenho da empresa e da sua estratégia de internacionalização, também o porto de mar de Viana do Castelo é, neste momento, um porto exportador com cerca de sessenta por cento da sua actividade exterior e onde o cluster é um dos seus principais clientes.

Por tudo isso, o autarca referiu ao secretário de estado a importância na aposta do país nas renováveis e solicitou o maior empenho para que o empreendimento industrial de Viana do Castelo possa continuar a desenvolver-se e a instalar mais unidades na região.

Viana do Castelo, 11 de Julho de 2012    

 

                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo