Página Inicial > Notícias > Presidente...Geral da RIET

Presidente da Câmara de Viana assume Presidência da Assembleia Geral da RIET

11 Novembro 2015


O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assumiu a Presidência a Assembleia Geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), que reuniu ontem em Viana do Castelo. Da sessão, realce para a criação de um Conselho Consultivo de Fronteiras para "ajudar a colocar na agenda política de Portugal e Espanha as potencialidades" daqueles territórios.

O autarca José Maria Costa, que até agora liderava a RIET, assume a presidência da Assembleia Geral, passando o responsável máximo da Confederação de Empresários do Centro, José Couto, a assumir a presidência da RIET.

Entre as propostas hoje aprovadas, as mesmas desde 2012, constam a mobilidade territorial, rodoviária e ferroviária, harmonização de procedimentos fiscais, o fim do 'roaming' telefónico transfronteiriço, de voz e dados, a criação de uma plataforma única de correios, e a coordenação entre a GNR e a Guardia Civil espanhola, assim como a coordenação dos serviços de emergência e para o ambiente.

A RIET integra as entidades transfronteiriças de Portugal e Espanha, que perfazem 1.234 quilómetros entre a foz do Minho e o Guadiana, sendo a mais estável, mais antiga, mais extensa e mais dinámica da União Europeia.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo