Página Inicial > Notícias > Presidente...mercadorias

Presidente da Câmara congratula-se com redução de portagens no interior para veículos de mercadorias

16 Julho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, congratula-se com o anúncio feito hoje pelo Governo sobre a redução das portagens no interior para os veículos de mercadorias, que vai abranger a autoestrada A28, entre o Porto e Viana do Castelo. No entanto, o edil volta a solicitar que o pórtico de Neiva da autoestrada A28 seja relocalizado, por se situar à entrada de uma zona industrial do concelho.


O autarca recorda que a diminuição do valor das portagens era uma reivindicação do executivo municipal, que agora é parcialmente satisfeita. O Governo aprovou a redução das portagens para os veículos de mercadorias nas autoestradas do interior, sendo que a A13 e a A28 passam a ser incluídas no conjunto de autoestradas com valores mais baixos. Os veículos de mercadorias das classes 2, 3 e 4 terão um desconto de 15% nas portagens no período diurno e de 20% no período noturno, entre as 20h00 às 08h00, e aos fins de semana.


A medida foi aprovada pelo Conselho de Ministros e insere-se no conjunto de medidas de promoção da coesão territorial e da competitividade do interior. As empresas com sede no interior têm ainda um acréscimo de desconto, mais 25% em qualquer período horário.


Recorde-se que, em maio de 2016, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um pedido a enviar ao Governo para que incluísse a A28 na lista de ex-SCUT (via Sem Custos para o Utilizador) que estão a beneficiar da redução das portagens. Na altura, José Maria Costa defendera que era um caso de justiça a isenção ou redução do valor das portagens na A28 visto esta autoestrada estar situada numa zona de interior e servir uma zona transfronteiriça. A autarquia solicitou ainda a relocalização do pórtico de Neiva da A28 por penalizar a mobilidade dentro do concelho, já que aquele pórtico se encontra à entrada de uma zona industrial.