Página Inicial > Notícias > Presidente...privatização dos ENVC

Presidente da Câmara atento e vigilante ao processo de privatização dos ENVC

13 Julho 2012

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo reiterou hoje a defesa dos Estaleiros Navais e dos mais de seiscentos postos de trabalho da empresa. No final de uma reunião com a Comissão de Trabalhadores, José Maria Costa prometeu igualmente estar “atento e vigilante ao processo de privatização” ontem anunciado pelo Governo.

Na reunião, foi feito um ponto de situação da empresa, tendo o autarca mostrado a sua preocupação no processo de privatização, que deverá ter duas garantias, ou seja, que o caderno de encargos tenha todos os requisitos que garantam a viabilidade e estabilidade da empresa e que sejam garantidos os postos de trabalho.

O autarca quer assim manter-se “atento e vigilante” ao processo de privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com o qual diz não concordar, lamentando a alienação de um património e de um conhecimento de mais de sessenta anos, mas também sublinhando que o importante é garantir a viabilidade da empresa.

Os ENVC são a única empresa nacional de construção e reparação naval e está em actividade desde 1944. Ocupa uma área de 270.000 metros quadrados, sendo o maior Estaleiro de construção naval de Portugal e já um dos maiores da face ocidental da Europa. Desde a sua fundação que desenvolve os seus próprios projectos, o que lhe confere actualmente uma grande capacidade para projectar, construir, converter e reparar navios sofisticados e de diferentes tipos.

Viana do Castelo, 13 de Julho de 2012    

                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo