Página Inicial > Notícias > Presidente...Cluster do Mar

Presidente da Câmara apresentou Cluster do Mar

23 Março 2010

ABF_6504aO Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo participou ontem, em Ílhavo, na sessão de apresentação das evoluções do Cluster do Mar. José Maria Costa fez uma intervenção sobre náutica de recreio durante um painel sobre os projectos âncora do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar, tanto mais que Viana do Castelo vai acolher até 2012 o futuro Centro de Mar (edifício farol), Centro de Desportos Náuticos e Serviços de Apoio à Náutica.

Na sessão de apresentação, que contou com as presenças do Presidente da Direcção da Oceanus 21 e respectiva equipa técnica, do gestor do Programa Compete, do responsável pelo ON da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e de diversos especialistas do Mar, o edil considerou o futuro Centro de Mar de Mar de Viana do Castelo “um ponto de atracção de actividades ligadas à náutica, gerando riqueza e desenvolvimento para o território da região”.

José Maria Costa sublinhou ainda que o projecto irá ser “um pólo agregador das realidades dispersas já existentes”, ou seja, concentrará actividades criando “uma marca identificadora e diferenciadora da região”, cobrindo a região da Valimar e do Vale do Minho nas diferentes valências e contribuindo “para o desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental da região”.

O Centro de Mar integra uma candidatura apresentada pela Valimar e pelo IDCEM – Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento e Economia do Mar e aprovada pelo Programa Operacional dos Factores de Competitividade – COMPETE do QREN que permitirá a Viana do Castelo avançar com importantes projectos, no âmbito do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar. Em causa estão cerca de 25 milhões de euros que serão aplicados na criação de um Centro de Mar, de um Centro de Desportos Náuticos e de um Centro Empresarial Náutico, cujo edifício farol será o Centro de Mar.

Este Centro de Mar tem como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região, que se irá constituir como uma verdadeira região atlântica de qualidade, e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica. Esta estrutura vai apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.

Em Viana do Castelo, vai nascer também um Centro de Desportos Náuticos que irá facilitar a construção de uma rede de articulação com os clubes e as associações náuticas e que constituirá um veículo de promoção e dinamização das actividades náuticas. Será ainda responsável pela dinamização do pólo de apoio às tripulações que venham a utilizar a marina atlântica, entre outros. Este centro implica também a reconversão e adaptação dos clubes náuticos e clubes/centros de desporto náutico.

O Centro Empresarial Náutico é um espaço de acolhimento a empresas de serviços náuticos e turísticos, bem como entidade de formação e certificação, com a criação de um auditório/espaço polivalente para 150 lugares, sala de reuniões e formação e simuladores.

Para este projectos, estão previstos investimentos de cerca de 25 milhões de euros, que em conjunto, irão fomentar Viana do Castelo como Cidade Náutica do Atlântico já que os objectivos prioritários da Autarquia para os próximos anos passam pelo aproveitamento das potencialidades ligadas ao mar, à náutica e ao litoral, diversificando a actividade económica e a oferta turística da região.

Viana do Castelo, 23 de Março de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo