Página Inicial > Notícias > Presidente...d’Agonia

Presidente da Câmara agradece empenho e “chieira” de todos os que ajudam a promover Romaria d’Agonia

04 Junho 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na cerimónia de apresentação do cartaz oficial da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia e agradeceu o empenho e a “chieira” de todos aqueles que, ano após ano, ajudam a promover a rainha das romarias, destacando o papel das gentes da Ribeira, que são a alma da festa.


O rosto do cartaz da Romaria d’Agonia deste ano é a jovem vianense Salomé Silva, de 25 anos, psicóloga de profissão e residente na vila de Darque. A autoria do designer do cartaz é de Ana Rocha, de Vila Franca, e conta com fotografia de Carlos Verde.


Este ano, o concurso público para eleição do cartaz oficial da maior romaria do país contou com 83 propostas, tendo recebido propostas de todo o país, maioritariamente de Viana do Castelo, mas contando também com propostas de Coimbra, Braga, Porto e Lisboa.


A Romaria d’Agonia acontece de 16 a 20 de agosto, sendo que a história da romaria junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.


Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal: a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje são repetidas anualmente na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo.