Página Inicial > Notícias > Presidente...história

Presidente da Câmara agradece dedicação do Lar de Santa Teresa ao longo de 145 anos de história

30 Maio 2022

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de aniversário dos 145 anos do Lar de Santa Teresa, tendo sublinhado o trabalho e a dedicação da instituição ao longo dos anos, designadamente através do desenvolvimento de variados projetos sociais.


O edil referiu que esta Instituição Particular de Solidariedade social tem nos seus colaboradores “o seu maior bem”, destacando o facto de alguns dos funcionários terem sido formados, desde crianças, no Lar de Santa Teresa, continuando atualmente a trabalhar na instituição.


Na cerimónia, a direção da instituição entregou a Luís Nobre o Diploma de Associada Honorária à Câmara Municipal de Viana do Castelo. Durante a cerimónia foi ainda benzida a nova carrinha da IPSS, cuja aquisição foi apoiada pelo município, e que vai apoiar a instituição nas diversas respostas sociais.


O Lar de Santa Teresa é uma IPSS que foi fundada em 26 de maio de 1877. Dedicada a acolher, a cuidar e a apoiar com inovação, abertura e elevado sentido de pertença, a comunidade no âmbito da infância, juventude e terceira idade.


A instituição tem tido um papel preponderante no bem-estar da população vianense. Conta com Creche e Jardim-de-infância, bem como com uma Casa de Acolhimento do Lar de Santa Teresa, que tem apoiado crianças e jovens vulneráveis ao longo dos anos. O Lar de Infância e Juventude é uma resposta social destinada ao acolhimento de 42 crianças e jovens em situação de perigo, que foram alvo da aplicação de medida de promoção e proteção – acolhimento prolongado.


Oferece ainda os serviços do Lar de Idosos Viscondessa da Torre das Donas do Lar de Santa Teresa, que foi inaugurado em 2004 e proporciona uma resposta de alta qualidade.