Página Inicial > Notícias > Prémios...do Castelo

Prémios Estação Imagem 2016 entregues em Viana do Castelo

18 Abril 2016

A Estação Imagem e a Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciaram, no passado sábado, os prémios de fotojornalismo que foram escolhidos por um júri internacional que, durante uma semana, esteve em Viana do Castelo. Também durante a semana, decorreram diversas iniciativas paralelas que pretenderam dar a conhecer o mundo da fotografia e do fotojornalismo.

O PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM é o único na Península Ibérica dedicado ao trabalho fotojornalístico. Realiza-se consecutivamente há sete anos e destina-se a premiar reportagens dos fotógrafos portugueses, dos PALOP e da Galiza, ou feitas nestes territórios por fotojornalistas estrangeiros. Todos ao anos um júri internacional constituído por destacadas figuras do meio do fotojornalismo avalia os trabalhos candidatos. O júri deste ano foi presidido Aindan Sullivan, que também presidiu ao júri do World Press Photo 2012 e foi responsável por toda a fotografia da The Sunday Times Magazine. É o actual vice-presidente do serviço fotográfico da Getty Images.

O grupo de jurados integrou ainda João Silva, o fotojornalista de origem portuguesa que foi agraciado pelo presidente do EUA e pelo governo português, depois de em 2010 ter perdido as pernas no Afeganistão ao serviço do The New York Times. Cheryl Newman, directora de fotografia nos últimos 15 anos da revista Telegraph Magazine, e Laurent Rebous director de fotografia da Associated Press para a França e a África do Norte, completam o grupo de jurados desta edição.

Também o norte-americano Christopher Morris, que durante uma década foi fotojornalista da Time Magazine junto da Casa Branca e nos últimos dias esteve em destaque nos noticiários de todo o mundo por ter sido agredido por um segurança do candidato Donald Thrump, estará presente este ano em Viana do Castelo.

No passado sábado, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a sessão de entrega dos prémios aos fotojornalistas concorrentes.

Os premiados:
PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2016
TALIBÉS, ESCRAVOS CONTEMPORÂNEOS
MÁRIO CRUZ

PRÉMIO FOTOGRAFIA DO ANO
O MAPA DOS REFUGIADOS
GABRIEL TIZON

PRÉMIO NOROESTE PENINSULAR
DOURO LESTE
LEONEL DE CASTRO

PRÉMIO NOTÍCIAS
QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR
JOSÉ CARLOS CARVALHO

PRÉMIO ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS
DUAS VIDAS NUMA SÓ
NUNO FOX

PRÉMIO VIDA QUOTIDIANA
O INVERNO É UMA CASA ÀS COSTAS
GONÇALO DELGADO


PRÉMIO ARTE E ESPECTÁCULOS
LAB IN DANÇA
LEONEL DE CASTRO

PRÉMIO AMBIENTE
ÁGUAS QUENTES
VLAS SOKHIN

PRÉMIO SÉRIE DE RETRATOS
DUAS FAMÍLIAS: DE CHERNOBYL PARA PORTUGAL
BRUNO COLAÇO

PRÉMIO DESPORTO
FUTEBOL SEM COMÉRCIO
GABRIEL TIZON

Mais informação sobre cada premiado em
http://www.estacao-imagem.com/pt/premio/2016/vencedores


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo