Página Inicial > Notícias > Prémio Cinco...Artesanato

Prémio Cinco Estrelas atribuídos a Viana do Castelo nas categorias Festas e Artesanato

20 Maio 2019

O Município de Viana do Castelo foi galardoado com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019, tendo vencido nas categorias “Festas/Feiras/Romarias” e “Artesanato” com as Festas de Nossa Senhora d'Agonia e a Filigrana.


Entre os sete vencedores do distrito de Viana do Castelo, apurados na segunda edição dos prémios, a capital do Alto Minho arrecadou duas distinções. Na cerimónia de atribuição dos galardões, que aconteceu em Viseu, Viana do Castelo foi assim homenageada pelo destaque que a Romaria d'Agonia assume a nível nacional e internacional e a Filigrana foi destacada enquanto símbolo do concelho e do país.


O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada um dos 20 distritos (incluindo regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte, cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional.


As distinções foram atribuídas na sequência de um estudo de mercado realizado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222.900 indivíduos.


Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada um dos distritos, o que consideram extraordinário a vários níveis. Esta votação foi gerida pela Multidados.com, uma das empresas de estudos de mercado parceiras dos Prémios Cinco Estrelas.