Página Inicial > Notícias > Praias da...Bandeira Azul

Praias da Amorosa, Arda e Paçô recebem Certificado Internacional de participação no Programa Bandeira Azul

26 Novembro 2015

A ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa acaba de atribuir um Certificado Internacional a três praias de Viana do Castelo pela participação consecutiva no Programa Bandeira Azul. A entrega foi feita durante o V Seminário Nacional Bandeira Azul, onde também foi apresentada a experiência do Centro de Mar de Viana do Castelo.

Este certificado é atribuído à Praia da Amorosa pelos 15 anos de participação consecutiva no Programa Bandeira Azul e às Praias de Arda e Paçô pelos 20 anos de participação consecutiva no mesmo programa. A entrega decorreu durante o V Seminário Nacional Bandeira Azul 2015-2016 em Setúbal e onde Viana do Castelo apresentou o Centro de Mar enquanto Centro Azul no painel “A brincar a brincar… - A educação ambiental como um modo de vida, pelos que a praticam”.

Na apresentação, foi destacado o trabalho de duas décadas na educação ambiental que, desde 2007, se tem vindo a consolidar através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental junto da comunidade escolar e da comunidade em geral e que foi agora reforçado com o Centro de Mar, um espaço promotor por excelência de ações e projetos ligados a diferentes temáticas do mar e que, em apenas um ano, recebeu cerca de 14 mil visitantes.
De lembrar que o Centro de Mar foi inaugurado no Dia Nacional do Mar em 2014 depois de ter sido reabilitado e reconvertido um espaço do navio Gil Eannes com novas componentes instaladas: áreas para serviços do Centro de Mar, Centro Interpretativo Ambiental, que inclui um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e Centro de Documentação Marítima.

Este ano, o Centro de Mar ostenta uma bandeira azul, tendo passado a ser um Centro Azul pelo contributo para o conhecimento do mar. Este galardão, que se junta às praias distinguidas em 2015 pela Associação Bandeira Azul da Europa, é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo