Página Inicial > Notícias > Praia do...Juventude

Praia do Cabedelo acolheu ações para assinalar Dia Internacional da Juventude

13 Agosto 2020

A Praia do Cabedelo foi ontem palco de iniciativas comemorativas do Dia Internacional da Juventude, assinalado a 12 de agosto. O Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Federação Nacional das Associações Juvenis – FNAJ promoveram sinergias e, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, desenvolveram um programa de confraternização e sensibilização.


Em Viana do Castelo, a data foi assinalada através de ações de sensibilização sobre sustentabilidade ambiental, nomeadamente através do envolvimento de jovens na limpeza da Praia do Cabedelo, assim como sensibilização junto dos banhistas e ainda a auscultação dos jovens através de um questionário de resposta fechada, que tem como mote o “Compromisso Verde da Juventude”, proporcionado pela leitura de um QR code através dos seus telemóveis.


Um dos grandes objetivos da atividade foi promover a temática ambiental, nomeadamente ouvindo-se jovens sobre aquele que gostariam que fosse o seu compromisso para com a ação climática.


Este ano, o Dia Internacional da Juventude teve por base "Compromisso da Juventude para a Ação Global", um tema que oferece aos jovens a oportunidade para celebrar e integrar as suas vozes, ações e iniciativas, bem como defender o seu envolvimento pleno, universal e equitativo em esforços para enfrentar os desafios que a humanidade atravessa.


Em 1999, através da resolução 54/120, a Assembleia Geral das Nações Unidas endossou a recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (Lisboa, 8 a 12 de agosto de 1998) de que o dia 12 de agosto fosse declarado como o Dia Internacional da Juventude.