Página Inicial > Notícias > Portugal...das cidades

Portugal Mobi Summit: Autarca apresentou estratégias de Viana do Castelo para descarbonização das cidades

21 Outubro 2021

O edil vianense participou no debate “Descarbonizar as Cidades – redesenhar a paisagem urbana com ciência de dados”, que juntou autarcas de norte a sul, onde foram apresentadas as estratégias que os municípios estão a desenvolver para recolher dados e testar soluções tecnológicas para redesenhar as cidades, com vista à descarbonização e transição energética.


Luís Nobre referiu que “é fundamental que consigamos despertar nos cidadãos a alteração de pensamento e disponibilidade para acompanhar estas medidas de desenvolvimento” sustentável e proteção do ambiente, indicando que em Viana do Castelo a estratégia da descarbonização passa pela implementação de uma plataforma de e-comerce, desmaterialização de serviços (como o licenciamento digital de processos na autarquia), mais viaturas elétricas a juntar-se às atuais 16, entre outros projetos.


Viana do Castelo tem investido na atração das atividades económicas do futuro, como a empresa sueca CorPower Ocean, que instalou em Viana do Castelo uma unidade de produção no âmbito de um projeto de aproveitamento de energia das ondas. A tecnológica investiu 16 milhões de euros num centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para desenvolver conversores de energia das ondas, instalado no porto comercial da cidade, que integra um projeto global de 52 milhões de euros que deverá estar concluído até 2024.


O autarca garante estar disponível “de corpo inteiro” para responder ao desafio lançado pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, mobilizando a sociedade para os novos paradigmas, esperando que a comunidade adira às alterações necessárias em prol de um ambiente mais sustentável.


Recorde-se que o Centro de Engenharia quer que sete cidades do Norte se juntem para antecipar a neutralidade carbónica. O CEiiA desafiou Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo para preparar uma candidatura à Missão Climate Neutral & Smart Cities, com a qual a Comissão Europeia quer acelerar as metas de neutralidade carbónica de 100 cidades da União Europeia.