Página Inicial > Notícias > Plano Operacional...da Floresta

Plano Operacional Municipal para 2014 aprovado em Comissão Municipal de Defesa da Floresta

15 Abril 2014

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta aprovou ontem por unanimidade o Plano Operacional Municipal para 2014 (POM). O documento, elaborado anualmente através do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, é parte integrante do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Neste plano encontram-se estabelecidas as normas de atuação dos organismos, serviços e estruturas públicas ou privadas com responsabilidades na defesa da floresta contra incêndios e inventariados os meios e recursos que podem vir a ser utilizados em caso de incêndio.

O Plano Operacional pretende, sobretudo, diminuir o número de incêndios e aumentar a rapidez da primeira intervenção em caso de eventuais ocorrências. Pretende-se também diminuir o número de reacendimentos, sendo para isso necessária uma boa coordenação de meios, também prevista neste Plano.

Em paralelo, decorrem também trabalhos de prevenção de incêndios promovidos pelo Município ao nível da silvicultura preventiva, manutenção de pontos de água, arranjo de caminhos, fiscalização e sensibilização pública.

Na reunião, foram ainda apresentados os três pilares do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, através dos representantes dos três organismos envolvidos e foi apresentada uma aplicação informática desenvolvida pelo município para apoio à fiscalização da floresta, sobretudo a limpeza das Faixas de Gestão de combustíveis, essenciais para proteger os aglomerados populacionais e as habitações isoladas em caso de incêndio. Trata-se de uma ferramenta inovadora e de muita utilidade que poderá ser partilhada com as entidades com competência na defesa da floresta contra incêndios.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo