Página Inicial > Notícias > Plano de...Educação

Plano de Apoio às Famílias na Educação

22 Agosto 2014


O Município de Viana do Castelo vai reforçar o apoio às famílias vianenses com filhos em idade escolar com um conjunto de medidas de apoio económico, num universo de 3096 crianças no primeiro ciclo e de 1093 no ensino pré-escolar.

Para além dos apoios já instituídos nos transportes escolares (um investimento de 843 mil euros para 2708 alunos), na aquisição de livros e material didático, nos serviços de refeições (são servidas mais de 760 mil refeições anualmente), e nos serviços de animação e apoio à família, a autarquia, articulando os serviços de educação e sociais, alarga agora as medidas:
Assim, em causa está a gratuidade do serviço de prolongamento de horário de funcionamento dos jardim-de-infância, agora a todos os alunos do pré-escolar; e a redução dos custos de refeições escolares para famílias com mais de dois elementos a frequentar o pré-escolar e o primeiro ciclo de ensino básico. A redução nos serviços de cantina será gradual de acordo com o número de filhos dos agregados familiares, ou seja, de 25 por cento no segundo filho e cinquenta por cento a partir do terceiro.

Estas medidas entram já em vigor para o novo ano letivo 2014/2015, que agora começa e visa apoiar os agregados familiares com maiores fragilidades económicas e com maior número de filhos.

O Município de Viana do Castelo reforça assim para o próximo ano letivo um conjunto de medidas de apoio à educação das crianças e jovens do concelho e apoia de uma forma positiva os agregados familiares com dificuldades económicas resultantes da crise e da redução dos rendimentos, bem como apoia as famílias com maior número de filhos em idade escolar.

Este apoio do Município de Viana do Castelo á educação, é também complementado com um conjunto de recursos e ações no domínio cultural e desportivo, complementando as ofertas educativas.

Viana do Castelo, 21 de Agosto de 2014