Página Inicial > Notícias > Planeamento...participação pública

Planeamento Estratégico assente na participação pública

22 Janeiro 2010

O Plano Estratégico de Viana do Castelo, documento que vai apoiar o executivo da Câmara Municipal nos próximos anos e que nasce da revisão do documento de 1995, está a ser desenvolvido com a forte participação dos agentes sociais e económicos do concelho. Durante toda a semana, dezenas de personalidades ligadas à cultura, ao turismo, à inovação, à coesão social, ao ambiente e ao ordenamento do território participaram em workshops para dar a sua opinião e sugestões sobre Viana do Castelo para os próximos anos.

A discussão, altamente participada, trouxe sugestões e achegas àquilo que poderão vir a ser as linhas mestras do Plano Estratégico 2010-2013. Numa primeira fase, a empresa que está a desenvolver o Plano ouviu representantes da sociedade sobre as suas perspectivas para a cidade em workshops dedicados aos seguintes temas: capital humano, social e capacitação institucional; cultura, identidade e criatividade; dinâmicas de procura, inovação e internacionalização; qualidade e estrutura urbana; território e geoestratégia; zona costeira; comércio e turismo; coesão social; e juntas de freguesia.

Para o Presidente da Câmara, José Maria Costa, é fundamental o papel do planeamento estratégico, numa abordagem territorial que deve estar assente “na participação activa dos agentes e actores da cidade procura traduzir de um forma integrada, as opções de desenvolvimento decorrentes da experiência e do saber adquiridos”.

Para o autarca, este modelo participativo e de cidadania estás patente nos workshops que, por terem sido extremamente participados, demonstram a capacidade de Viana do Castelo pensar o seu futuro. A isto acrescenta ainda o diálogo encetado com o Conselho Económico e Social, o órgão consultivo da Câmara Municipal que está igualmente a contribuir para a revisão do Plano Estratégico de Viana do Castelo.

Recorde-se que o Conselho Económico e Social nasceu da vontade do executivo em dialogar com todos os parceiros sociais do concelho e das suas quarenta freguesias, para ao processo de planeamento estratégico e de marketing para Viana do Castelo. Trata-se de um órgão consultivo da Autarquia que envolve parceiros de todos os sectores da sociedade e que são chamados a pensar o concelho, apoiando e valorizando, mas também participando no enriquecimento e adequação da estratégica autárquica do Executivo para os próximos anos.

A missão do Conselho Económico e Social é assegurar a continuidade da dinâmica do planeamento estratégico de Viana do Castelo, através do diálogo e do aprofundamento do processo de formulação do plano e da implementação coordenada de acções, de acordo com um modelo de parcerias e de cartas de compromisso que envolva os agentes da cidade e do concelho.

Viana do Castelo, 22 de Janeiro de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo