Página Inicial > Notícias > Performances...do Castelo

Performances de João Ricardo em Viana do Castelo

10 Abril 2014

João Ricardo de Barros Oliveira vai apresentar, nos dias 11 e 12 de Abril, a performance “CHÁ:VENA WORKESTRASOM”, um concerto para chávena, galão, pires e colher na Praça da República, às 17h00. O evento, que integra a programação da Páscoa Doce, é o segundo do artista, que já apresentou “CACTUS SONORUS CACTUSWORKESTRA” para crianças no passado fim de semana.
As performances começaram no passado sábado e domingo com um concerto para cacto, cabide e crina de cavalo, uma atividade para crianças e continua no próximo fim de semana com nova performance na Praça da República, no âmbito da programação da Páscoa Doce de Viana do Castelo.

João Ricardo de Barros Oliveira, natural de Viana do Castelo, trabalha entre Portugal e Alemanha, Berlim, onde centraliza o desenvolvimento da sua atividade de músico-escultor plásticÓsonoro. Dedica-se predominantemente à criação de novos sons instrumentais. A dimensão da sua obra chega desde esculturas até à conceção de novos instrumentos musicais e objetos sonoros, construídos a partir de objetos recuperados do lixo.
A criação de objetos esculturais capazes de produzir sons com identidade própria, que nunca estão prontos e evoluem sempre para novas e inusitadas sonoridades, a partir de „objects trouvés“ tem sido a sua cruzada de mais de década e meia de experimentação estética e sonora.

Colaborou com diversos artistas portugueses e estrangeiros, participou em numerosos festivais internacionais de música, dirigiu workshops para crianças e seniores sobre construção de instrumentos a partir do lixo, apresentou a sua música na rádio e televisão na Noruega, Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Áustria e nos E.U.A compôs música para filmes de Anna Hoegh Krohn, no qual também atuou como protagonista.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo