Página Inicial > Notícias > Peregrinação...do Castelo

Peregrinação do Caminho de Santiago pela Costa partiu de Viana do Castelo

30 Novembro 2009

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo participou ontem na primeira etapa da Peregrinação do Caminho Português de Santiago pela Costa. A iniciativa, que termina no dia 31 de Dezembro em Santiago de Compostela, integrou uma dezena de participantes, entre os quais conselheiros e alcaides de diversas autarquias galegas, nomeadamente de O Rosal, A Guardia, Baiona e Nigrán.

A peregrinação teve início com a cerimónia de bênção dos peregrinos na Sé de Viana, numa iniciativa que contou com a presença de José Maria Costa, que também participou na partida dos peregrinos rumo a Santiago de Compostela. Para o Presidente da Câmara, o Caminho de Santiago pela Costa é fulcral para o turismo religioso, razão pela qual deve ser promovido na região, nomeadamente com o incentivo da sua ligação ao mar.

A Peregrinação começou em Viana do Castelo, passando por Caminha, cruzando depois o Rio Minho em direcção a A Guardina, na Galiza. No próximo domingo, partirá de Baiona em direcção a Nigrán, passando pelo Mosteiro de Oia. Para 20 de Dezembro, a saída é de Vigo, sendo que a 31 de Dezembro, estará concluída a peregrinação com a chegada a Santiago de Compostela para a missa do peregrino, a invocação e o “bota-fumeiro”.

Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos a Santiago de Compostela desde o século IX, que se espalham por toda a Europa. Os Caminhos entraram na História há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo São Tiago (Santiago) naquela que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.


Viana do Castelo, 30 de Novembro de 2009

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo