Página Inicial > Notícias > Percurso...à Citânia

Percurso do VII Trail de Santa Luzia regressa ao Templo-Monumento de Santa Luzia e à Citânia

05 Abril 2019

O VII Trail de Santa Luzia, que acontece no dia 14 de abril, apresenta como principal novidade o facto de a prova regressar a um percurso que passa junto ao Templo-Monumento de Santa Luzia e à Citânia de Santa Luzia, numa prova certificada pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP). A edição deste ano vai bater recordes em termos de participantes, contando já com 1.000 inscritos de um total de oito nacionalidades.


A sétima edição do Trail Sta Luzia, organizada pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, terá também como novidade o facto de a partida e chegada da prova acontecerem no Campo da Agonia, na cidade vianense e, pela primeira vez, os atletas vão subir o Escadório de Santa Luzia.


Este ano, a organização trabalhou no sentido de proporcionar algo diferente aos atletas e acrescentar potencial a modalidade, a pensar nas características dos trilhos e nas condições ideais que a cidade de Viana do Castelo reúne, criando pela primeira vez uma distância ultra de aproximadamente 50 quilómetros.


As provas começam a partir das 8 horas da manhã e incluem um Ultra Trail de 50 quilómetros com 2400m de desnível positivo, um Trail Longo de 30 quilómetros com 1600m de desnível positivo, um Trail Curto de 18 quilómetros com 900m de desnível positivo e uma Caminhada de 10 quilómetros.


O VII Trail de Santa Luzia inclui ainda um Trail Kids, apadrinhado pelo atleta vianense Miguel Ribeiro, e que pretende proporcionar a experiência da modalidade aos mais jovens. O Trail Kids começa pelas 14h30 e foi pensado para crianças entre os 4 e os 16 anos.


As inscrições estão abertas até dia 10 de abril e as distintas provas a decorrer no dia do evento vão percorrer os trilhos da encosta do monte de Santa Luzia, Outeiro, Afife e Carreço, sendo que, numa fase inicial os percursos são comuns.