Dezasseis peças da exposição Pesos e Medidas Padrão do Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo integram a exposição Com Peso e Medida do Museu dos Transportes e Comunicações, que está a decorrer na Biblioteca do Museu da Alfândega.
A exposição, que integra as peças que tinham pertencido aos serviços de aferição de pesos e medidas do Município, inclui peças originais como os cântaros, as caixas e os pesos padrão que definiam as medidas e pelas quais se regia o comércio nos mercados e feiras.
De sublinhar que esta parceria decorre da presença na Rede Portuguesa de Museus, sendo mesmo esse um dos objectivos que a Rede Portuguesa de Museus estabelece para uma melhor divulgação do nosso património e das boas práticas.
O Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo, por seu lado, tem actualmente patente a exposição A Razão das Coisas até 05 de Setembro. Trata-se de uma exposição de fotografias de Gérard Castello Lopes e José M. Rodrigues feitas a partir de objectos de Júlio Pomar. Comissariada por Luísa Costa Dias, a exposição esteve patente em Serralves e nasceu da vontade de confrontar dois fotógrafos com as obras, "assemblages" e cerâmicas, de Júlio Pomar.
Viana do Castelo, 21 de Julho de 2010
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo