Página Inicial > Notícias > “Páscoa...do Castelo

“Páscoa Doce” a partir de amanhã em Viana do Castelo

31 Março 2014

Viana do Castelo volta a dinamizar o programa “Páscoa Doce”. De 01 a 21 de abril, Viana do Castelo recebe tradições pascais, feirões, exposições, espetáculos e iniciativas diversas que assinalam a época pascal e dão a conhecer as tradições religiosas e gastronómicas do Município.

Do vasto programa, destaca-se o feirão da patanisca a 12 de abril, na Praça da República, uma mostra de artesanato contemporâneo no Museu do Traje de 11 a 13 de abril, uma feira de artesanato na Praça da República de 14 a 17 de abril e um concerto de semana santa na Sé Catedral no dia 15, às 21H30.

Nos eventos religiosos, destaque para a procissão de ramos na Igreja da Misericórdia no dia 13 de abril, para a Procissão do Senhor dos Passos na Sé Catedral no mesmo dia e a tradicional visita às capelas na quinta-feira Santa entre as 20 e as 24 horas. A Via Sacra com saída do santuário da Senhora d’Agonia na Sexta-Feira Santa, o compasso pascal na Câmara Municipal do dia de Páscoa às nove horas e o Compasso Pascal um pouco por todo o concelho são outras das tradições propostas. Na segunda-feira, o destaque vai para a tradição do Largo das Neves com a Mesa dos 3 Abades, no Largo das Neves, às 12H30.

Paralelamente, podem ser degustadas as iguarias tradicionais de Viana no Fim de Semana Gastronómico entre 11 e 13 de Abril, estando prevista uma oficina de “Docinhos da Páscoa” no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e uma Rota das Adegas do Concelho a 12 de abril.

“Consuma Português” a 17 de abril na Praça da Erva é outro dos eventos previstos na Páscoa Doce 2014, que inclui ainda diversos eventos culturais como o Roteiro dos Moinhos, o Queima do Judas em Monserrate e Vila Nova de Anha, um workshop de teatro pelo Centro Dramático de Viana e uma oficina para crianças sobre reutilização de materiais no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.

No período em que decorre a Páscoa Doce, haverá descontos na restauração e hotelaria de forma a atrair visitantes, sendo que está a ser efetuada uma forte campanha na Galiza e no Minho para trazer a Viana do Castelo cada vez mais pessoas ao concelho.


Programa completo em
http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/agenda-cultural/pascoa-doce-2014

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo