Página Inicial > Notícias > Palestra...Direitos Humanos

Palestra com ativista dos direitos humanos assinala Dia Internacional dos Direitos Humanos

11 Dezembro 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, para assinalar o Dia Internacional do Direitos Humanos, vai promover uma palestra subordinada ao tema “Que Direitos Humanos” com a presença do ativista João Paulo, editor do PortugalGay.pt e membro da Associação GIS. A palestra decorre amanhã, às 11H50, na Escola 2,3/S Pintor José de Brito, em Santa Marta de Portuzelo.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente a 10 de dezembro para homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr um fim a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos, vai ser assinalado com a presença do ativista, tendo como público-alvo os alunos do nono ano, na faixa etária dos 14 e 15 anos.

João Paulo, conhecido ativista, fundou em 1996, em conjunto com o seu atual companheiro, o portal de internet PortugalGay.pt tornando-se no primeiro site do género em Portugal e em Português de Portugal. Este portal conta hoje com pouco menos de 2 milhões de visitantes por ano, ou seja, pouco mais de 5000 pessoas por dia. Em 2001, em conjunto com os bares da cidade do Porto e em pleno ano da Capital Europeia da Cultura, realiza o primeiro PORTO PRIDE, evento que se mantem por 12 anos e que destinou parte considerável da receita para, primeiro a Associação de Amigos do Hospital Joaquim Urbano e, depois (desde 2009), para a Associação SOL, num total aproximado de 30 mil euros.

Em 2006, integrou a organização da primeira Marcha do Orgulho LGBT no Porto, evento que ainda se mantem e que pretende chamar atenção para as falhas da lei que continua legalmente a discriminar em várias áreas, e a negligenciar outras, bem como chamar atenção dos eventos de Bulliyng. Em 2012, e consciente de que algumas pessoas LGBT estão a passar necessidades profundas consequência de uma crise que a todos afeta, criou em conjunto com alguns amigos e amigas a Associação GIS – Grupo Intervenção Solidário, uma associação que pretende apoiar outras já no terreno, e colmatar falhas que possam existir como foi o caso de distribuição de roupa aos sem-abrigo.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo