As pastelarias aderentes ao projeto Voluntariado Empresarial da Câmara Municipal de Viana do Castelo - Ameadella Pastelarias, Confeitarias Sta. Luzia, Dona Farinha Cake Design, União Doce Pastelaria e Pastelaria Cidade Nova – vão oferecer os bolos reis da Ceia de Natal dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo.
A iniciativa surge através do projeto “Voluntariado Empresarial” no qual o tecido empresarial de Viana do Castelo tem uma grande responsabilidade social. De lembrar que a edição 2018/2019 conta com 43 empresas do concelho, que estão a apoiar 8 instituições de crianças e jovens em risco e de apoio a pessoas com deficiência.
Concebido pelo município de Viana do Castelo sob o lema “Quem ama cuida”, o projeto de Voluntariado Empresarial pretende ser um instrumento facilitador do exercício da responsabilidade social das empresas do concelho de Viana do Castelo. O projeto, lançado em 2012, visa suprir as necessidades de instituições do concelho com os serviços prestados voluntariamente por empresas e tem vindo a crescer em número desde o seu lançamento.
As instituições apoiadas vão ser o Berço - Centro de Acolhimento Temporário de Bebés e Crianças em Risco, a Casa dos Rapazes, Lar de Santa Teresa, ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Íris Inclusiva, AMA – Associação de Amigos do Autismo, APCVC - Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo e APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
O Voluntariado Empresarial pretende ser um espaço de aproximação entre competências das empresas e as necessidades das instituições particulares de solidariedade social e associações do concelho onde foram detetadas diversas necessidades que vão do simples bolo de aniversário para as crianças institucionalizadas, passando pelo corte de cabelo, até à manutenção de viaturas ou de equipamento informático.
Assim, assinaram protocolos empresas ligadas ao design e à informática, pastelarias, empresas para manutenção de frota automóvel, ginásios, centros de estudo, cabeleireiros, clínicas de medicina dentária, ginásios e centros de dança, oftalmologistas, espaços de animação infantil, órgãos de comunicação social, entre outros.
Ao favorecer a convergência entre o setor público, privado e solidário, o Município de Viana do Castelo visa obter um território coeso, inclusivo e saudável. Esta iniciativa permite também melhorar o conhecimento das instituições sociais e facilita outras formas de colaboração solidária.