Página Inicial > Notícias > Ordem dos...do Castelo

Ordem dos Engenheiros em Viana do Castelo

28 Setembro 2015

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu, no navio hospital Gil Eannes, um grupo da Ordem dos Engenheiros, que efetuou uma visita técnica à Enercon e ao navio, transformado em museu. A iniciativa, organizada pelo Conselho Regional Norte do Colégio de Engenharia Eletrotécnica juntamente com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, decorreu durante o fim de semana.

A visita integrou a passagem pela ENERCON GmbH, empresa alemã especializada na fabricação de Aerogeradores de "última geração". Fundada em 1984, a ENERCON tem mais de 23.000 turbinas instaladas em todo o mundo em mais de 30 países. Reconhecida como empresa líder a nível internacional, e para além de estar presente na Alemanha, a ENERCON tem também unidades industriais em 7 outros países.

Em Portugal, o Projeto Industrial da ENERCON, localizado em Viana do Castelo e Lanheses, arrancou no ano de 2008, com a entrada em funcionamento das fábricas de Pás de Rotor, Torres de Betão e Geradores e Mecatrónica. Atualmente com aproximadamente 1500 colaboradores diretos distribuídos pelas diferentes unidades industriais, serviços administrativos e serviços de instalação e manutenção de Parques Eólicos, a ENERCON em Portugal representa uma empresa sólida, com objetivos claros e estratégias de futuro.

No Gil Eannes, navio construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo entre 1 de Dezembro de 1952 a 20 de Março de 1955 encomendado pelo Grémio dos Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau para apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia, foram recebidos pelo autarca e presidente da Fundação, tendo depois efetuado uma visita ao navio, agora musealizado.

Câmara Municipal de Viana do Castelo