Página Inicial > Notícias > Oito praias...da QUERCUS

Oito praias de Viana do Castelo recebem classificação de Qualidade de Ouro da QUERCUS

21 Maio 2021

As praias de Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo do Neiva, Norte e Paçô acabam de receber o galardão de Praia com Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus. Este galardão vem distinguir a qualidade da água balnear das praias portuguesas e escolheu oito praias de Viana do Castelo.

O galardão anual distingue as praias de acordo com diversos critérios: a qualidade de água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares, os resultados excecionais em todas as análises de água realizadas durante a época balnear anterior e o facto de não terem ocorrido, durante a época balnear de 2020, qualquer tipo de ocorrência /aviso para desaconselhamento de prática balnear, proibição de prática balnear e/ou interdição temporária de praia.

Para 202, foram identificadas 391 praias, entre elas oito de Viana do Castelo, que acumulam agora os galardões de Praias com Qualidade de Ouro e Bandeira Azul.

De lembrar que, recentemente, foi anunciado que Viana do Castelo vai hastear a Bandeira Azul em 9 praias do concelho, conquistando, assim, mais um galardão do que nos anos transatos. Este ano, as praias contempladas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa são Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar e Castelo de Neiva.

          O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

          A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.