Página Inicial > Notícias > Oitenta jovens...do Castelo

Oitenta jovens músicos no VIII International Music Festival de Viana do Castelo

30 Julho 2009
 

A oitava edição do festival, que decorre entre 04 e 14 de Agosto, tem, em Portugal, direcção de Moira Forjaz - MusicArts-Events, contando, para além do apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com patrocínios da California Arts Foundation, da Caixa Geral de Depósitos e com o apoio da Fundação Átrio da Música, para as Master Class, e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para o alojamento.

O certame traz a Viana do Castelo cerca de oitenta jovens músicos de vários países e conta com a presença de prestigiados músicos e alguns dos maiores concertistas do Mundo para orientar masters class de violino, violoncelo, contrabaixo, piano e instrumentos de sopro do Curso de Verão para alunos nacionais e estrangeiros.  


O Festival mantém, por isso, a vertente pedagógica com as Master Class dirigidas a estudantes de formação avançada de violino, violoncelo, contra-baixo, piano e sopros, cujas aulas decorrerão nas excelentes instalações da Escola Profissional de Música. Estes alunos serão integrados também nas orquestras e grupos de câmara do Festival, em concertos se realizam no Teatro Municipal Sá de Miranda, no Café do Teatro, no Museu de Arte e Arqueologia e no Pátio das Artes, procurando-se, assim, recriar ambientes de época e desenvolver nos vianenses o gosto pela música erudita.

A edição de 2009 contará com a presença de músicos seniores oriundos de vários países destacando-se a presença de Irina Tseitlin (USA), Herwig Tachezi (Áustria), Katsunori Ishii (Japão), Mavzhida Gimaletdinova (Rússia), Luísa Tender (Portugal), Eugene Gratovich (EUA), entre outros. Do programa constam concertos com Irina Tseitlin, Luísa Tender, Eugene Gratovich e Gena Raps e uma noite de Gala com a Orquestra do International Music Festival, com orientação do mastro Michael Tseiltin, que trará ao Festival quatro novas peças musicais originais.

Recorde-se que, em 2008, este maestro compôs uma peça para assinalar os 750 Anos do Foral de Viana do Castelo, intitulando-a "750", onde não faltam os sons que ilustram o ambiente dos diferentes acontecimentos que marcaram o município. Também durante o International Music Festival de 2007, foi apresentada a sinfonia de António Victorino de Almeida sobre Viana do Castelo e que irá brevemente ser gravada no Teatro Municipal Sá de Miranda com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.


Curriculum's dos Participantes:


Michael Tseitlin (Rússia/EUA) - Nasce no seio de uma família de músicos. Estudou violino com David Oistrakh e Piotr Bondarenko no Gnesin's College. Em 1975 emigra com a mulher Irina para os EUA. Em 1978 é nomeado Director Artístico do New Mexico Music Festival em Taos and e mais tarde assume a Direcção Artística do Batiquitos Festival em San Diego. Colaborou estreitamente com Yehudi Menuhin no International Institute of Music tendo sido então indigitado como Director Executivo. É actualmente o Director Artístico do International Music Festival de Viana do Castelo.


Irina Tseitlin (Rússia/EUA) - Estudou em Moscovo no Conservatório Tchaikovsky com os professores Yuri Yankelevich e Leonid Kogan. Depois ingressou no College of Moscow Conservatory. É galardoada com vários prémios, entre os quais com Queen Elisabeth International Competition em Bruxelas. Como solista faz tournées pela Europa, América e Ásia com Orquestras de renome como Montreal Symphony, Los Angeles Philharmonic, Moscow Soloists, BBC Symphony. Desde 1990 é professora no California Institute em San Diego e conta com muitos dos seus alunos premiados.

Herwig Tachezi (Austria) - Nasce no seio de uma família de músicos. Inicia os estudos de violoncelo com o tio Wilfried Tachezi. Estuda com Tobias Kühne na University of Music and Performing Arts de Viena. Em 1984 integra Nikolaus Harnoncourt´s emsemble e o Concentus Musicus Wien como solista, cargo que exerce ainda hoje. Tem actuado com orquestras de renome internacional. Tem participado em vários festivais como o Hong Kong Arts Festival, Forum Moscow, Styriarte Graz, Salzburg Festival, International Mozart Week Salzburg. É professor na Universidade de Música de Viena.


Katsunori Ishii (Japão) - Graduado no Mannes College of Music de New York. Obteve vários prémios em concursos internacionais como o Robert Casadesus ou o Hamamatsu International Piano Academy Competition no Japão, a cujo júri pertence em 2009. É professor convidado do Tokyo College of Music no Japão. Participa no Tanglewood Music Center, numa série de recitais apoiados pela Van Cliburn Foundation Japan Committee e Japanese Cultural Agency, participa como pianista no Gilmore Keyboard Festival em Michigan e no Csehy Summer Festival de Filadélfia.


Aníbal Lima (Portugal) estudou no Conservatório Nacional de Lisboa com o professor Herbert Zils e música de câmara com professor Sandor Vegh. É membro fundador do Quarteto de Cordas de Lisboa. Foi bolseiro do governo da ex-União Soviética, para estudar com o professor Alexander Stanko (Conservatório de Odessa). Em 1980 diplomou-se no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, onde estudou com o professor Sergei Kravechenko. Foi 1º Violino da Orquestra da Gulbenkian e é de violino da Escola Superior de Música de Lisoba. 


Luísa Tender (Portugal) - Estuda com Pedro Burmester na escola Superior de Música, onde conclui o Curso Superior de Piano. Teve aulas particulares com os pianistas Helena Sá e Costa e Artur Pizarro. Estuda com Irina Zariskaya, no Royal College of Music, onde obtém o grau de Master of Music. É diplomada pela École Normale de Musique de Paris, onde estudou com Marian Rybicki. Tem actuado como solista em Portugal, Espanha, Reino Unido, Holanda, Itália, Chipre e Brasil.


Eugene Gratovich (EUA) - Professor de violino e de música de câmara na Universidade do Texas. Iniciou a sua carreira exibindo-se no London's Wigmore Hall (1974) e no  Carnegie Hall (1976). Tem actuado como solista nos Estados Unidos, Europa e África Sul com as Orquestras de Philadelphia e St. Louis Symphony. Foi Director dos Estudos superiores de Violino do Cleveland Institute of Music e do Concertmaster do Cleveland Chamber Orchestra.


Pasha Tseitlin (EUA) - Promissor violinista da actualidade. Toca pela primeira vez como uma orquestra com 9 anos. Tem concertos agendados em Nova Iorque, Los Angeles, San Diego, Rússia e Bélgica. Presentemente está a estudar com a professora Alice Schoenfeld na University od Southern California em Los Angeles. 


Nikolay Gimaletdinov - Iniciou o estudo do Violoncelo na Special Musikal Lyceums (Minsk) com o professor V. Perlin. Estudou na Hochschule Fur Music e Darstelende Kunst Estugard com a prof. Natasha Gutman. Presentmente estuda Universidade de Música de Viena com Prof Herwig Taachezi. É violoncelista convidado da Nikolaus Narnoncourt's Concentus Musicus e da Klangforum de Viena. (385)


Artem Chirkov (Rússia) - Começou por estudar violoncelo no Conservatório de S. Petersburgo e depois contrabaixo. Estudou com Prof. Kirillov e com o Prof. Alexander Shilo. Em 2004 tornou-se no mais jovem concertino do naipe de contrabaixos da história de St. Petersburg Philharmonic Orchestra sob a direcção de Yuri Temirkanov. Dirige master classes na Europa e EUA. Galardoado com o prémio Internacional de Contrabaixo de Brno.


Gena Raps (EUA) - Estudou com Artur Balsam, que a considera como um dos seus alunos preferidos a par de Emanuel Ax e de Murray Perahia. Colaborou em concertos de música de câmara com artistas como Claude Monteux, Carol Wincenc, Charles Neidich, Artur Balsam, Kenneth Cooper, entre outros. Estudou na Juilliard School and the Mannes College of Music e integrou o júri de vários concursos.


Ana Queirós (Portugal) - Estuda com Pedro Burmester, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto onde conclui o Curso Superior de Piano. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Nacional de Cultura e da Manhattan School of Music. Galardoada com o primeiro e segundo prémios do Concurso Juventude Musical Portuguesa. É professora no Conservatório de Música do Porto e na Fundação Átrio da Música em Viana do Castelo.


Filipe Pereira (Portugal) - É licenciado em Clarinete, pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Actualmente lecciona a disciplina de clarinete na Escola de Música Canto Firme de Tomar.


Mavzhida Gimaletdinova (Rússia) - Nasceu em St. Petersburgo. Iniciou os seus estudou com professores com E. Gorbunova, E. Muriana e F. Massinger. Como solista e acompanhadora tem actuado na Alemanha, Áustria, Portugal, Mónaco, Rússia e França e Moçambique.




Viana do Castelo, 30 de Julho de 2009

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo