Página Inicial > Notícias > Época Balnear...do Castelo

Época Balnear em Viana do Castelo

25 Maio 2009
 

Assim, a autarquia tem vindo a valorizar e qualificar o litoral, através de investimentos na preservação dunar, ordenamento das áreas de estacionamento, qualificação dos apoios de praia e a criação de melhores acessibilidades às praias para todos os cidadãos. Para tal, aprovou um conjunto de investimentos para limpeza e conservação ambiental das praias marítimas e fluviais, num valor superior a 215 mil euros.


            A Autarquia assinou também um protocolo de cooperação com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a UNILEVER Jerónimo Martins LDA e com a Prosalvamento para garantir a segurança das praias marítimas e fluviais do concelho, com excepção para as praias de concessionários. Este protocolo, que se insere na política de promoção e valorização das potencialidades turísticas do concelho, visa criar boas condições de acolhimento e segurança dos utentes das praias, em especial aos banhistas.


            A segurança estará, assim, a cargo de trinta nadadores salvadores, que seguirão as orientações da Capitania do Porto de Viana do Castelo e que serão devidamente formados pela Prosalvamento. A esta associação caberá promover acções de formação e reciclagem para os Nadadores - Salvadores, formação de uma equipa para o correcto manuseamento da mota de água do Cabedelo, acções de sensibilização nas escolas e praias para a segurança balnear, colocação e manutenção da sinalização e bóias nas praias, manutenção dos editais de praias, elaboração e manutenção das escalas dos Nadadores - Salvadores.



            No âmbito das Praias de Bandeira Azul, a Câmara Municipal vai promover um conjunto de actividades de sensibilização e educação ambiental referentes à conservação dos espaços naturais, rede natura, orla costeira, praias fluviais e energia.

            Estas acções de animação e educação ambiental, a desenvolver de Maio a Setembro, envolverão espaços de debate e de reflexão sobre espaços naturais, produção de materiais e conteúdos informativos, acções de educação ambiental nos próprios espaços naturais.




            Viana do Castelo, 25 de Maio de 2009


Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo