Página Inicial > Notícias > Obras nas...a iniciar

Obras nas envolventes dos bairros sociais da Meadela e de Darque prestes a iniciar

06 Maio 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo inicia este mês as obras de requalificação das envolventes dos bairros sociais situados na Meadela e de Darque, que são propriedade do IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, e do Bairro Social da Areia, propriedade do Município, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).


No que toca ao Bairro Social do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana da freguesia da Meadela, a proposta participa num tríptico entre a regeneração urbana, mobilidade sustentável e comunidades desfavorecidas. O projeto prevê uma série de intervenções na envolvente do bairro e em alguns equipamentos que dão apoio a comunidades socialmente mais fragilizadas, estruturado não só com a componente social e consequente revitalização do tecido socioeconómico, mas também da reabilitação do espaço público envolvente.


Tendo em conta que o bairro foi construído há mais de três décadas, manifesta presentemente um avançado grau de degradação, quer ao nível do edificado, quer ao nível do espaço público adjacente. O projeto desenha novos espaços canais (viários e pedonais) afetos e adjacentes ao bairro social, implementando novos propósitos organizativos, tendo em conta os condicionalismos da existente malha urbana, acumulativamente com a revitalização do edifício ao nível da qualidade habitacional (benfeitorias dos espaços comuns, iluminação interior, caixilharias, pintura dos paramentos e limpeza dos logradouros, entre outros).


Este projeto tem como objetivos a revitalização das comunidades socialmente mais fragilizadas, a benfeitoria do bairro social ao nível da qualidade habitacional, a beneficiação das vias de circulação viária e pedonal e a infraestruturação das redes públicas.


Vão também iniciar intervenções no espaço público da envolvente do bairro social de Darque e na envolvente do bairro municipal do lugar da Areia, na mesma freguesia, também no âmbito do PEDU.


Recorde-se que o Bairro Social de Darque tem uma área aproximada de 25.000 metros quadrados e na memória descritiva do projeto pode ler-se que, devido ao estado de degradação, verifica-se a necessidade de, através da sua requalificação, conferir ao espaço público mais qualidade e facilidade de uso, acreditando que essa melhoria contribuirá para tornar mais convidativo e útil o espaço envolvente às construções.


Com a empreitada prevista, no Bairro Social de Darque os muros de betão que atualmente delimitam o perímetro central serão substituídos por taludes ajardinados, também estando prevista a repavimentação dos passeios nos locais necessários. Em termos de estacionamento, o número de lugares formais aumentará um pouco e serão criadas novas passadeiras para peões.


No Bairro da Areia, também em Darque, decorrente da necessidade de revitalizar a zona envolvente ao edificado, a proposta prevê uma série de benfeitorias que pretendem reabilitar o espaço público, com novos espaços canais viários e pedonais, implementando novos propósitos organizativos, tendo em conta os condicionalismos da adjacente malha urbana. Com a empreitada, irá proceder-se à beneficiação das vias de circulação viária e pedonal, irá ser renovado o mobiliário urbano e revista a infraestruturação das redes públicas.