Página Inicial > Notícias > “O Vinho...final do ano

“O Vinho e a Vinha em Viana do Castelo” no CMIA até ao final do ano

16 Novembro 2011

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo acolhe, até ao final de 2011, a mostra “O vinho e a vinha em Viana do Castelo”. Trata-se de mais uma exposição temática, depois de ter estado patente durante cerca de sete meses uma exposição às florestas, numa perspectiva de património natural a descobrir.

Esta nova exposição, patente neste espaço de dinamização ambiental insere-se no conjunto de actividades dinamizadas pelo Município de Viana do Castelo no âmbito da “Cidade do Vinho 2011” e integra um espaço dedicado ao processo de produção do vinho, desde a vindima até ao engarrafamento, através de utensílios que nos reportam à memória de outros tempos.

A mostra expande-se depois com uma abordagem acerca das origens do vinho e da importância da vitivinicultura na região, sendo dado maior ênfase à componente biológica que esta temática permite explorar, nomeadamente, a classificação botânica da videira, a fisiologia da videira e o seu ciclo vegetativo de forma a explorar didáctica e pedagogicamente a complexidade e funcionamento desta espécie, com tanto significado na região do Minho.

Explora ainda a componente associada às principais castas da sub-região do Lima, com algum detalhe ao nível das características de identificação e propriedades de cada uma e inclui ainda um espaço dedicado à exposição dos vinhos dos produtores locais de vinho verde que têm integrado as comemorações da Cidade do Vinho 2011.

 

Viana do Castelo, 16 de Novembro de 2011 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo