Página Inicial > Notícias > NRP “Viana...d’Agonia

NRP “Viana do Castelo” na cidade para a Romaria d’Agonia

19 Agosto 2011

nrp_vianaO Presidente da Câmara Municipal recebeu hoje na Câmara Municipal os responsáveis pelo NRP “Viana do Castelo”, que estará em Viana do Castelo durante a Romaria d’Agonia. Para além destes responsáveis, em Viana do Castelo estão também delegações de Colombes e Pessac (França), o embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal e o embaixador de Portugal em França, para além dos municípios da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

A romaria, que prevê trazer por estes dias cerca de um milhão de pessoas a Viana do Castelo, terá como ponto alto o dia de domingo, dia do cortejo, este ano dedicado ao Vinho. Até lá, e na presença da Presidente da Comissão de Honra das Festas, Gabriela Canavilhas, a romaria chama a atenção de centenas de jornalistas e freelancer e foi também convidada uma comitiva de responsáveis autárquicos de Colombes e de Pessac, na França.

Destaque vai também para o NRP “Viana do Castelo”, feito nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e entregue em Abril à Marinha Portuguesa. O N.R.P. “Viana do Castelo” foi concebido como navio "não combatente" e destina-se prioritariamente a exercer a Autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.

Das tarefas de interesse público destacam-se as acções de fiscalização, protecção e controlo das actividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, ao fundo e subsolo marinhos, bem como, as de protecção dos recursos naturais e defesa do ambiente, através da prevenção e combate à poluição marinha. Além disso, o navio tem capacidade para prestar assistência a pessoas e embarcações em perigo, integrando a estrutura de busca e salvamento no mar, para colaborar com o Serviço Nacional de Protecção Civil em situações de catástrofe, calamidade ou acidente, e com as autoridades civis na melhoria da qualidade de vida das populações.

 

Viana do Castelo, 19 de Agosto de 2011

 

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo