Página Inicial > Notícias > “No Trilho...do Castelo

“No Trilho dos Franceses – a II Invasão” em Viana do Castelo

21 Janeiro 2011

invasoesO Museu Militar do Porto e a Liga dos Amigos do Museu Militar do Porto, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, têm patente até ao próximo dia 27 de Fevereiro, no Espaço Cultural do Estação Viana Shopping, a exposição “No Trilho dos Franceses – a II Invasão”. A exposição integra as comemorações dos 163 anos da cidade e tem entrada livre.

A mostra, aberta entre as 10 e as 13horas e as 15 e as 18 horas, segue o trilho do invasor francês no norte do país, desde Chaves até atingir o Porto, onde se estabeleceu, até à retirada através da Galiza.

Nela podem ser encontradas imagens e fotografias que contam a História das Invasões Francesas mas também objectos como a adaga de caça de D. Maria e D. Pedro III, a medalha de bronze de Santa Helena, os sabres de Oficial Português, espingardas e forquilhas, mas também os uniformes dos regimentos de infantaria e dos batalhões e ainda o uniforme de oficial do Regimento de Infantaria 18.

A exposição lembra os duzentos anos sobre a invasão comandada por Soult, invasão essa que “projectou a capacidade de um povo que, sentindo-se ameaçado, se agarra aos seus líderes naturais e desafia o invasor”, com o apoio do exército inglês.

 

Viana do Castelo, 21 de Janeiro de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo