Página Inicial > Notícias > Navio Museu...do Castelo

Navio Museu Gil Eannes – 15 º Aniversário da chegada a Viana do Castelo

31 Janeiro 2013

Assinala-se, hoje, dia 31 de Janeiro, o 15º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, onde foi recebido festivamente na Foz do Lima e depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atractividade para Viana do Castelo e como a memória viva do passado marítimo da cidade e do país.

Recorde-se que a Fundação Gil Eanes considerando-o património cultural e afectivo da cidade, resgatou-o da sucata, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses.

O Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955 e apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. A partir desta data, embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulante da frota bacalhoeira, o Gil Eannes foi também navio capitania, navio correio, navio rebocador, garantindo abastecimento de mantimentos, redes isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

Para assinalar a data, a Fundação Gil Eannes hoje disponibiliza gratuitamente visitas guiadas às escolas que o solicitam, bem como entrada gratuita a todos os que que quiseram visitar o Navio Museu.

 

Viana do Castelo, 31 de Janeiro de 2013.

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente