Página Inicial > Notícias > Navio de...do Castelo

Navio de Cruzeiro faz escala em Viana do Castelo

24 Agosto 2009

iates_120x90

O MV Minerva, um navio de cruzeiros vindo de norte em direcção a Lisboa, faz amanhã (dia 25 de Agosto) escala no porto comercial de Viana do Castelo, trazendo a bordo mais de trezentos turistas que irão visitar a cidade. Este navio de cruzeiro, que já esteve ancorado há alguns anos no porto de Viana do Castelo, pesa 12.5 mil toneladas e tem capacidade para 350 passageiros e 160 tripulantes, operando cruzeiros no norte da Europa e Báltico, no Mediterrâneo e Mar Negro e fazendo expedições à Antárctida.

 A escala deste navio em Viana do Castelo vem confirmar a vontade política de instalar em Viana do Castelo uma marina atlântica que sirva navios de cruzeiro que passam ao largo de Viana do Castelo. Recorde-se que, e tal como tinha sido sugerido a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos decidiu efectuar a concessão conjunta das três marinas de Viana do Castelo e que implica a transformação da antiga doca comercial em marina atlântica.

O porto de Viana do Castelo, localizado na margem sul do rio Lima, tem capacidade para receber mais de 900.000 toneladas de carga ao ano, envolvendo navios com calado até 8 metros e comprimento até 180 metros. Trata-se de um porto moderno, bem equipado, movimentando granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral fraccionada e carga roll-on/roll-off.

 Viana do Castelo, 24 de Agosto de 2009

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo