Página Inicial > Notícias > Natal em...do Castelo

Natal em Viana do Castelo

16 Dezembro 2009

presepiosViana do Castelo está a assinalar a época natalícia com um conjunto de iniciativas, de conde se destaca a nona edição de “Natal em Viana do Castelo – Presépios – IX Prémio de Artesanato”, patente na Galeria do Museu de Arte e Arqueologia até 17 de Fevereiro de 2010. A iniciativa inclui quase uma centena de representações do presépio, elaboradas em diversos materiais e vindas de todo o país, numa iniciativa que pretende premiar o mais original presépio a concurso.

A concurso estão cerca de cem presépios vindos de vários distritos do país, que utilizam materiais diversos para retratar o histórico episódio do nascimento de Jesus Cristo, nomeadamente barros, terracotas, porcelanas, grés, madeiras, vidros, pedras, metais, tecidos, pão e outros. Nesta iniciativa participam, por isso, as mais criativas, imaginativas e diversificadas peças de artesanato que, mais uma vez, trazem a Viana do Castelo artesãos de todo o país.

Este Prémio, recorde-se, tem já nove anos de existência, tendo triplicado o número de concorrentes desde a sua criação, o que demonstra o enorme sucesso quer da Exposição, quer do Prémio de Artesanato.

Prémio e Exposição de Presépios está inserido num conjunto alargado de eventos para a quadra natalícia em Viana do Castelo, nomeadamente a pista de gelo instalada na Praça da Liberdade que tem atraído centenas de visitantes diariamente, a animação de rua programada para o próximo sábado com palhaços, escultores de balões, bonecas pinta-face e insufláveis em quatro pontos da cidade (Jardim Público, Passeio das Mordomas da Romaria, Praça da Liberdade e Largo de S. Domingos), o percurso do Pai Natal em charrete pelas ruas da cidade a partir das 14h00 e a chegada do Pai Natal com espectáculo de magia, mural de desenho e muitas surpresas a partir das 15h00 na Porta Mexia Galvão. Para a passagem de ano, está previsto um espectáculo musical com fogo-de-artifício na Praça da Liberdade a partir das 23h00.

Viana do Castelo, 16 de Dezembro de 2009

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo