Página Inicial > Notícias > Museus municipais...exposições

Museus municipais reabrem amanhã com novas exposições

05 Abril 2021

Os museus municipais de Viana do Castelo reabrem amanhã, dia 6 de abril, com a inauguração de novas exposições. Recorde-se que, até dia 30 de junho, a entrada nos espaços museológicos do Município é gratuita.


No Museu do Traje inaugura “Viana do Castelo – As profissões do século passado” que, através de textos e fotografias de inestimável valor, evoca profissões do século passado, algumas que já estão extintas e outras que, com o desenrolar dos anos, se foram modificando.


Já a exposição “Viana do Castelo – A cidade, Passado e Presente (perspetivas fotográficas)”, patente simultaneamente no Museu de Artes Decorativas e nos Antigos Paços do Concelho, apresenta o trabalho do fotógrafo Manuel Filgueira Tilde, que nasceu em 1866, em Pontevedra, mas que viveu em Viana do Castelo durante mais de meio século, cidade onde faleceu em 1955.


No Museu do Traje está também patente a nova exposição permanente “Trajar: Memórias no Tempo”, que representa uma verdadeira viagem pela história dos trajes típicos de Viana do Castelo. A mostra apresenta uma cronologia dos trajes vianenses, desde o século XIX até ao século XXI, destacando-se a instalação artística de um tear manual a ligar o piso 0 ao piso 1.


No Navio Gil Eannes, no Centro de Memória, Identidade e Imagem, está disponível a exposição “Águas da Memória – Imagem de Arquivo”.