Página Inicial > Notícias > Museus de...dos Museus

Museus de Viana destacam os 140 anos da Ponte Eiffel no Dia Internacional dos Museus

16 Maio 2018

O município de Viana do Castelo vai celebrar, a 18 e 19 de maio, o Dia Internacional dos Museus. Para comemorar a data, os Museus de Viana vão conetar as suas atividades com a comemoração do aniversário dos 140 anos da existência da Ponte Eiffel de Viana do Castelo, abordando desta forma novos públicos e novos espaços.


Na sexta-feira, 18 de maio, o Museu de Artes Decorativas exibe, entre as 10h00 e as 18h00, a exposição fotográfica “Quotidiano e memória: entre duas margens”. O programa inclui visita guiada à exposição, vídeo biográfico sobre Gustave Eiffel e a construção da maquete da Ponte Eiffel.


Os museus promovem ainda um percurso temático pela cidade, “Rio Lima – Ligação entre margens”, com passagem pelo Rio Lima, a Doca de Viana, as colunas da Ponte de Madeira e a Ponte Férrea. O percurso inicia na Casa dos Nichos, às 10h00 e às 15h00.


O Museu do Traje, às 11h30 e às 15h30 de sexta-feira e sábado, desenvolve a iniciativa Feirar e Trajar com uma visita interpretativa sobre os trajes de feirar e domingar. Às 18h00 de sexta-feira é inaugurada a exposição de fotografia “Salto: Projeto João Gigante” no Museu de Artes Decorativas e, à noite, pelas 21h30, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe o espetáculo “Cavaquinho Cantado”, de Daniel Pereira Cristo.


No sábado, 19 de maio, o Jardim Marginal é palco, entre as 15h00 e as 18h00, do Feirar entre Margens. Pelas 18h00, o Museu do Traje inaugura uma exposição vinda da Roménia, com “Trajes Regionais da Transilvânia”, pela Associação Cultural Zestrea.


A Igreja da Misericórdia recebe, pelas 21h30, Danças do Mundo com Recital de Flauta e Guitarra. O programa encerra com uma Noite dos Museus, que inclui o percurso temático “Gustave Eiffel, visita os museus de Viana do Castelo”, com o ator Alexandre Martins. O percurso começa na Casa dos Nichos, pelas 21h00, passando pelo Museu de Artes Decorativas às 22h00 e o Museu do Traje às 23h00.