Página Inicial > Notícias > Museu do...da Cultura

Museu do Traje vê aprovada candidatura ao ProMuseus 2021 do Ministério da Cultura

09 Setembro 2021

O Museu do Traje viu aprovada a candidatura ao concurso ProMuseus 2021 promovido pelo Ministério da Cultura. A candidatura agora aprovada diz respeito à Exposição do Ouro – Ourivesaria Popular no Norte de Portugal e a sua vivência em Viana do Castelo.


O programa ProMuseus selecionou este ano 59 projetos das 101 candidaturas a concurso, a apoiar com 1,8 milhões de euros, e terá continuidade em 2022. O concurso promovido pela Direção-Geral de Património Cultural foi criado com o objetivo de incentivar a qualificação dos museus portugueses, contribuir para a preservação do património cultural e melhorar a prestação do serviço público.


Recorde-se que a renovada Sala do Ouro no Museu do Traje de Viana do Castelo reabriu no final do passado mês de agosto. No espaço, o visitante pode encontrar informações sobre os instrumentos antigos utilizados na produção de ourivesaria. No cofre podem ser encontradas as peças que mais marcam a cidade, como os Colares de Contas, o Coração de Viana, o Cordão e a Cruz de Resplendor.


Também os Colares de Gramalheira podem ser vistos, bem como as Borboletas, os Relicários, as Libras e Medalhas, assim como os brincos mais típicos de Viana do Castelo. O cofre guarda ainda peças do século XX e ourivesaria masculina. A exposição compreende peças da Fundação Eduardo Freitas, que resulta de uma doação de Manuel Freitas a Viana do Castelo. A Câmara Municipal lançou também o catálogo “Viana do Castelo e a Tradicional Ourivesaria Portuguesa”, da autoria de Rosa Maria Mota.