Página Inicial > Notícias > Certificação...do Castelo

Certificação dos Bordados de Viana do Castelo

10 Agosto 2012

No dia 13 de Agosto, às 18 horas, vai decorrer no Museu do Traje de Viana do Castelo a apresentação das primeiras certificações do Bordado de Viana do Castelo e a inauguração da exposição Tradição no Momento / Viana Dress Incursion.

Os primeiros bordados com selo da Certificação do Bordado de Viana do Castelo são o resultado de um processo de certificação que se segue ao estudo e publicação do Caderno de Especificações do Bordado de Viana do Castelo e às visitas técnicas efectuadas pela comissão de acompanhamento a todas as bordadeiras que manifestaram interesse em ver o seu trabalho certificado. 

Com esta cerimónia é dado um importante passo – há muito desejado - no sentido da defesa deste importante património vianense, bem como na valorização do trabalho das bordadeiras. 

A  exposição “Tradição no Momento/Viana Dress Incursion” vai trazer uma nova abordagem à  relação entre a tradição e a modernidade. Foram contactados artesãos e designers que, em conjunto, desenvolveram um trabalho de coabitação entre património e criação contemporânea, permitindo um alargamento das expressões artísticas. 

A exposição apresenta peças de artesãos e de criadores vianenses em diálogo com estilistas como Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Júlio Torcato, Rafael e Daniela Barros e é produzida por Eusébio & Rodrigues.

 

Viana do Castelo, 10 de Agosto de 2012.